segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Águas Claras (Distrito Federal)

Águas Claras é a vigésima região administrativa do Distrito Federal do Brasil. Conta com uma área de 31,5 km², distante dezenove quilômetros do Plano Piloto de Brasília. Foi projetada pelo arquiteto e urbanista Paulo Zimbres e começou a ser construída na década de 1990, sendo classificada como região administrativa a partir de 2003 por uma lei distrital. Anteriormente era um bairro de Taguatinga.

Tem cerca de 110 mil habitantes e situa-se entre Taguatinga, Guará, Vicente Pires e Park Way, sendo sua principal via de acesso a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Nesta, localiza-se o viaduto Israel Pinheiro, inaugurado em 16 de agosto de 2008, que dá acesso à região administrativa.

Além do núcleo urbano principal, a região administrativa compreende, ao sul, o núcleo rural Vereda da Cruz e o setor habitacional Arniqueiras.

Os trilhos do metrô dividem a cidade em lados Sul e Norte. As ruas são numeradas (Rua 20 Sul e Rua 20 Norte, por exemplo). As avenidas, alamedas e praças possuem nomes inspirados na flora e fauna brasileira: Araucárias, Castanheiras, Flamboyant, Ipê Amarelo, Jequitibá, Pau-Brasil, Paineiras, Pitangueiras, Bem-te-vi, etc.


Exibir mapa ampliado


Águas Claras possui um verdejante parque ecológico. Estabeleceu-se em 2000 por projeto de lei do GDF e é dotado de razoável estrutura. Além do prédio da administração e de um outro para eventos, possui várias quadras desportivas; playground; churrasqueiras e trilhas para caminhada e ciclismo. Dentro do parque também funciona uma unidade da polícia florestal e do Grupo Escoteiro Ave Branca.

Uma pequena mas exuberante reserva de mata ciliar acompanha os pequenos riachos que cruzam o parque. Há ainda dois lagos onde somente é permitida a contemplação. O parque é repleto de árvores frutíferas, plantadas por antigos chacareiros que ali habitavam antes da implantação do parque.

Infraestrutura

Águas Claras é cortada pela linha do Metrô do Distrito Federal e possui quatro estações: Arniqueiras, Águas Claras, Concessionárias e Estrada Parque (esta última ainda não-operacional). Possui linhas regulares de ônibus para o Plano Piloto, Taguatinga e Ceilândia.

O crescimento rápido da cidade, com dezenas de prédios residenciais sendo inaugurados a cada ano, faz com que Águas Claras seja considerada o maior canteiro de obras da América Latina.

Com a inauguração de um conjunto de quatro viadutos em 24 de janeiro de 2009, as Avenidas Araucárias e Castanheiras e os Boulervards que margeiam a linha do metrô se transformaram em vias de mão única, promovendo dessa forma a fluidez do trânsito local.

A reforma da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), parcialmente entregue à população em novembro de 2010, deve diminuir o tempo de percurso entre Águas Claras e o Plano Piloto. Com mais faixas de rolamento e vias marginais para auxiliar o fluxo de veículos, a EPTG agora integra a nova "Linha Verde", constante do projeto Brasília Integrada. A obra prevê ainda a implementação de corredor exclusivo para ônibus e ciclovia.

Outra obra prevista para a região é a construção da Via Interbairros, que ligará o Plano Piloto à Samambaia passando ao largo de Águas Claras.

O transporte público ainda é insuficiente, repetindo um problema crônico presente em todo o Distrito Federal. Muitos pontos de ônibus de Águas Claras ainda não possuem abrigos, causando transtornos aos usuários. Devido à expansão da linha e a inauguração de novas estações do metrô em Ceilândia, em 2008, o sistema metroviário passou a apresentar sinais de esgotamento, com atrasos e superlotação de trens, prejudicando um dos principais meios de ligação entre Águas Claras e outras regiões administrativas do Distrito Federal.

Águas Claras ainda não dispõe de hospital e escolas públicas, nem de delegacia de polícia. A partir de 2008, foram inaugurados postos da Polícia Militar, nas proximidades das Avenida Araucárias e Castanheiras. A ausência de infraestrutura de serviços públicos faz com que a população recorra aos serviços existentes em Taguatinga ou no Plano Piloto.

Imagens de Satélite











Nenhum comentário:

Postar um comentário